domingo, 21 de junho de 2009




Amiguinhos, existem brincadeiras e brinquedos que conhecemos hoje que nossos vovôs e papais também brincavam quando eram crianças.

O que é brincar? o mesmo que divertir-se.

O que são brincadeiras? é brincar, se reunir com outros amiguinhos.
Exemplos de brincadeiras: pular corda, jogas damas, 5 Marias, brincar de roda, pular “sapata”, jogar bola, brincar de “rato e gato”.

O que é brinquedo? é um objeto que a criança pode brincar sozinha; exemplo: boneca, bola, peteca, bilboquê, pião, pandorga, perna-de-pau, bichos de pano, autinho, carrinho, mobilinha.


Há muitos e muitos anos atrás a peteca, era usada pelos nativos brasileiros, mesmo antes da chegada dos portugueses. Nossos antepassados, também praticaram essa brincadeira, fazendo chegar essa recreação indígena a todo o território brasileiro.

O que é peteca? A Peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio.


A brincadeira: O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que o mesmo toque o solo numa área definida.

Atualmente é um esporte praticado em várias regiões do Brasil.
A peteca foi escolhida para homenagear os 500 anos do Descobrimento porque ela é um esporte genuinamente brasileiro. E também é um dito popular que serve para levantar a auto-estima “não deixem a peteca cair", quer dizer não desanimar, seguir em frente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário