domingo, 26 de dezembro de 2010

NATAL GAÚCHO


OBS: Clique na imagem para ampliá-la!


O verdadeiro Natal Gaúcho é uma festa da família, onde se comemora o nascimento de Cristo diante de um presépio.


O Papai Noel do Natal Gaúcho


Nos dias atuais, no NATAL GAÚCHO, ao lado do pinheirinho brasileiro poderá ser usada a Erva-mate - mudas pequenas ou em galhos.



Pode-se criar um Presépio de Natal mais regional e afeito aos costumes do interior sulino brasileiro, no PRESÉPIO DO NATAL GAÚCHO pode-se substituir o jumento por um cavalo, animal símbolo do gaúcho, e, ainda, a ovelha, ao lado do boi ou da vaca, base da pecuária sulina.


Os CARTÕES DE NATAL Crioulos da Terra Sulina Brasileira podem trazer nas suas imagens famílias reunidas (não em torno de uma lareira ou em casebres envoltos na neve), pois em nossa Terra, na época do Natal, não há frio nem neve, mas trajadas com a INDUMENTÁRIA TRADICIONAL DOS SULISTAS BRASILEIROS, entoando canções regionais de Natal, ou participando de uma Ceia Natalina aonde preponderam os produtos e a decoração regional.



Não haverá a necessidade de haver na sua CEIA NATALINA as iguarias importadas, nativas de outros países, Se o mais importante é a comemoração do nascimento do Divino Tropeiro Jesus, pode-se, perfeitamente, o fazê-lo com os PRATOS REGIONAIS, tradicionais e mais apreciados, de acordo com os usos e os costumes locais.



A produção caseira do PANETONE, com frutas cristalizadas regionais, como a laranja, o figo, o pêssego, o marmelo, a pera e outras, são a valorização daquilo que é da nossa Terra. Podemos citar a substituição do PERU, (tradição dos norte-americanos na Ceia Natalina), pelas carnes suínas, ovinas ou bovinas, assadas no estilo tradicional.



Os Cartões Crioulos podem, também, trazer a figura de um PAPAI NOEL GAÚCHO A CAVALO, idoso, se possível de barba natural, vestido com a PILCHA GAÚCHA, O Papai Noel Gaúcho distribuirá aos necessitados donativos da respectiva comunidade, trazidos na sua mala de garupa.

FELIZ NATAL!

Fonte: http://www.bombachalarga.org/ver_educacao.php?id=24


Nenhum comentário:

Postar um comentário