CONTA-SE QUE UM BELO CACIQUE CHAMADO ABAETÊ, FOI ALVO DE GRANDE AMOR, POR PARTYE DE DUAS IRMÃS ÍNDIAS: PARAÍ E OBIRICÍ, AMBAS FILHAS DO PODEROSO FEITICIRO GUAPORÉ.
ABAETÊ GOSTOU MAIS DE PARAÍ, MAS NÃO TINHA CORAGEM DE CONTAR A NINGUÉM, POIS NÃO QUERIA MAGOAR OBIRICÍ. UM DIA, O GUERREIRO SUPLICOU A TUPÃ QUE LHE DESSE UMA IDÉIA DE COMO RESOLVER A SITUAÇÃO.
ENTÃO, DURANTE O SONO, RECEBEU A VISITA DA GRACIOSA SUMÁ, UMA DEUSA GUERREIRA, QUE DEU A ABAETÊ TODOS OS CONSELHOS NECESSÁRIOS, POR ORDEM DE TUPÃ.
ENTÃO, DURANTE O SONO, RECEBEU A VISITA DA GRACIOSA SUMÁ, UMA DEUSA GUERREIRA, QUE DEU A ABAETÊ TODOS OS CONSELHOS NECESSÁRIOS, POR ORDEM DE TUPÃ.
NA MANHÃ SEGUINTE, FOI IMEDIATAMENTE FALAR AOS JOVENS E DISSE:
- “FOI TUPÃ QUE ME MANDOU, DESEJO AVISAR QUE AS DUAS ÍNDIAS SERÃO SUBMETIDAS A UMA PROVA COM ARCO E FLECHAS. QUEM ACERTAR O ALVO SERÁ MINHA ESPOSA.”
AS ÍNDIAS, IMEDIATAMENTE SE PRONTIFICARAM A INICIAR A DISPUTA PELA CONQUISTA DO CACIQUE MUITO BELO E FORTE.
OBIRICI, A MAIS APAIXONADA DAS DUAS ÍNDIAS, FICOU MUITO NERVOSA, COM MEDO DE PERDER A COMPETIÇÃO E FICAR SEM O AMOR DE SUA VIDA, NÃO TEVE A MESMA DESTREZA DA OUTRA. ERROU O ALVO. FOI VENCIDA E VIU-SE OBRIGADA A DEIXAR QUE A VITORIOSA LEVASSE PARA AS TERRAS DE JATOBÁ O JOVEM PRÍNCIPE CACIQUE.
FICOU SÓ NO LOCAL ONDE OCORREU A DISPUTA, A OLHAR O CASAL ABRAÇADO E FELIZ QUE SE DISTANCIAVA. SUFOCANDO SOLUÇOS, AMARGURANDO-SE, NÃO TEVE ÂNIMO DE ABANDONAR AQUELE LOCAL.
- “POBRE DE MIM “ABANDONADA””, DIZIA ELA, E NENHUMA PALAVRA MAIS LHE SAIU DO PEITO EM PROFUNDOS SOLUÇOS.
ABATIDA E TRISTONHA, CORAÇÃO SANGRANDO, PEDIA QUE TUPÃ LHE CORTASSE OS DIAS DE SUA VIDA TÃO AMARGURADA. E A FORMOSA INDÍGENA, SÓ IMPLORAVA O FIM, ESTENDIA SEUS BRAÇOS PARA O CÉU.
NO DESESPERO DA DOR, AS LÁGRIMAS BROTARAM DOS OLHOS DE OBIRICI EM UMA ABUNDÂNCIA DESOLADORA. O CHORO CONTINUOU DIA E NOITE A CAIR, LÁGRIMAS CRISTALINAS E LUMINOSAS E, CORRENDO POR TERRA, DEIXARAM NELA, PARA SEMPRE CRAVADO O ARROIO CHAMADO PASSO DA AREIA OU IBICUIRETÃ...
DECORRIDOS ALGUNS DIAS, DEUS TUPÃ, APIEDANDO-SE DA POBRE ÍNDIA, VEIO BUSCÁ-LA. AS ÁGUAS DE SUAS LÁGRIMAS, PORÉM, CONTINUARAM A ROLAR, MARCANDO PARA SEMPRE NA TERRA DOS PAMPAS, A ANGÚSTIA INFINITA DE SUA DOR.
O IBICUIRETÃ, ESSE CÓRREGO DE LÁGRIMAS, NÃO EXISTE MAIS, POIS O PASSO DA AREIA, HOJE É UM BAIRRO URBANIZADO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE. AS OBRAS DA URBANIZAÇÃO CANALIZARAM O RIACHINHO QUE A PRINCÍPIO, TORNOU-SE UM VALÃO. DEPOIS, FOI SOTERRADO PARA CONSTRUÇÃO DO SHOPPING CENTER DA ZONA NORTE.
MAS, A BELA OBIRICI NÃO FOI APAGADA DO CORAÇÃO DOS GAÚCHOS E EM SUA HOMENAGEM, PRÓXIMO A UM VIADUTO QUE LEVA SEU NOME, FOI IMORTALIZADA EM UMA ESCULTURA, QUE A REPRESENTA COM OS BRAÇOS ESTENDIDOS AOS CÉUS, IMPLORANDO QUE TUPÃ ACABE COM SEUS DIAS DE TÃO INTENSA DOR...
* SELECIONAR COM O MOUSE, COPIAR, COLAR, IMPRIMIR E PINTAR!
FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário