segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


2ª PARTE (continuação):


ANITA ESTAVA ESTUFADA DEPOIS DE COMER AS BANANAS. ENCOSTOU-SE À ÁRVORE E FALOU:


- VOCÊS SABIAM QUE EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA OCORRE A FESTA DA BANANA?


BENTINHO PERGUNTOU:
- FESTA DA BANANA? QUANDO ACONTECE?


ANITA RESPONDE:
ESTE ANO SERÁ A 21ª FESTA DA BANANA DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA. PARA COMER TEM ESPECIARIAS Á BASE DE BANANA, SHOW E TENDAS DE PRODUTOS COLONIAIS E ARTESANATO. ACONTECE EM ABRIL, É UMA DAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE.


TODOS FICARAM CURIOSOS, QUERENDO IR Á FESTA!


DONA ANA APARECEU CHAMANDO ANITA E BENTINHO PARA TOMAREM BANHO E JANTAR.


ANITA E BENTINHO DESEJARAM UM QUEBRA-COSTELA AO MACAQUINHO TIÃO.


FORAM Á COCHEIRA COM MINUANO. BENTINHO ABASTECEU A COCHEIRA COM RAÇÃO, FENO E ÁGUA.


MINUANO DISSE: “DURMAM BEM, GURIZADA” E ELES RESPONDERAM: “BOA NOITE!”
ENTRARAM EM CASA, ACOMPANHADOS DA CACHORRINHA. CUSCA TEM SEU CANTINHO NO QUARTO DE ANITA.


APÓS O BANHO E O JANTAR, ANTES DE DORMIR, ANITA ESCOVOU SEUS DENTINHOS, FEZ XIXI, PEDIU A BENÇÃO AOS SEUS PAIS E REZOU, AGRADECEU AS COISAS BOAS QUE SE PASSARAM DURANTE O DIA. DORMIU RAPIDAMENTE, EXAUSTA.




JÁ BENTINHO FICOU SENTANDO NA VARANDA, OBSERVANDO A BELEZA DA LUA CHEIA. O TIO ANTÔNIO SE APROCHEGOU E COMEÇOU A CONTAR A LENDA DA LAGOA DOS BARROS (de Santo Antônio da Patrulha):



“NA DIVISA DOS MUNICÍPIOS SANTO ANTÔNIO E OSÓRIO À MARGEM DA RODOVIA, EXISTE VASTO LENÇOL DE ÁGUA DOCE, CONHECIDO PELO NOME DE LAGOA DOS BARROS.
UMA LINHA SECA E RETA, PARTINDO DA SANGA DO PINHO, NA COSTA DA SERRA, ATRAVESSA A REFERIDA LAGOA, ALCANÇA O SANGRADOURO VELHO E SERVE DE DIVISA ENTRE OS DOIS MUNICÍPIOS.
CONTA A TRADIÇÃO, QUE EM UMA NOITE DE LUAR, UM CASAL DE NOIVOS EM EDÍLIO AMOROSO, PASSEAVA PELOS CAMPOS QUE MARGEIAM A COSTA DA SERRA. PELA MADRUGADA ADORMECERAM, QUANDO FORAM DESPERTADOS POR UM ESTRONDO PAVOROSO, SEGUIDO DE GRANDES RELÂMPAGOS QUE ILUMINAVAM OS CÉUS E AS ÁGUAS EM GRANDES BORBOTÕES DESCIAM DA ENCOSTA DA SERRA, ENVOLVENDO OS NOIVOS QUE FORAM TRAGADOS PELA IMENSIDÃO DAS ÁGUAS, FORMANDO ASSIM, A LAGOA QUE PASSOU A SE CHAMAR FORMOSA
COM MUITA FREQÜÊNCIA OCORRIAM MISTERIOSAS APARIÇÕES. EM CERTAS NOITES, QUANDO, MENOS SE ESPERAVA, SURGIAM DAS TREVAS FANTÁSTICOS CAVALOS BRANCOS, MONTADOS POR GÊNIOS ENCANTADOS, COM FEIÇÕES DE MULHERES A GALOPAR PELOS DESCAMPADOS, VINHA DAS ÁGUAS UM VENTO AQUECIDO E O BARULHO DOS CASCOS AUMENTANDO INFUNDIA PAVOR AOS HABITANTES DA ÁREA PRÓXIMA. QUEM JÁ AVISTOU A SINISTRA CAVALGADA GUARDA PARA SEMPRE A TERRÍVEL IMPRESSÃO DAS ALMAS PENADAS A CAVALGAR NOITE ADENTRO ATÉ SUMIR NA LAGOA”.

Fonte: http://www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br/

Um comentário:

  1. qual vai ser a programação da festa da Banana?

    ResponderExcluir