sexta-feira, 4 de setembro de 2009




A atividade proposta na turma 33, foi baseada na leitura que fizemos de um dos textos do livro de geografia(Geografia de Porto Alegre da Elva Verlane Kramer). Após a leitura os alunos tinham que fazer uma releitura do texto, escrevendo com suas próprias palavras o resumo do texto. A turma já está habituada a reescrever várias vezes um mesmo texto. A cada reescrita, o texto fica melhor elaborado. Segue abaixo o texto de um dos alunos, que ficou muito bom, pois ele elaborou o que de mais significativo ficou para ele da leitura e faz suas próprias inferências:

Profª Sheila Rocha
Escola Estadual Otávio Mangabeira


Tradição


O texto fala na memória de um povo.
Ele fala que ao longo do tempo o pai passa para o filho os usos e valores desta terra que tem muito a que falar.
A tradição começou na zona rural e depois veio conquistando a todo mundo. Agora todos tomam seu chimarrão, dançam em vários fandangos e tem orgulho em serem gaúchos. Os gaúchos vão a festivais, vão a festas campeiras, vão em bailes, participam de tudo o que faz parte da nossa tradição.
Eles tem orgulho pelo pago, pelo o que preservamos, e isso deixa agente muito feliz.
A Semana Farroupilha lembra a Guerra dos Farrapos, que foi uma grande história interessante. E eu desejo uma Feliz Semana Farroupilha a todos os gaúchos.

3 comentários:

  1. Adorei o texto! Valeu Josué!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa ideia de publicar textos dos alunos. Isso incentiva muito os professores alunos e familiares. Todos os alunos da minha turma, por exemplo agora estão se empenhando mais ainda, na elaboração de suas produções textuais, pois também querem que seus textos sejam publicados nesse site. Aliás, parabéns Vivian, o site é a cara das crianças e dos gaúchos deste baita Rio Grande do Sul!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo. Oi sora é o Gregory

    ResponderExcluir