segunda-feira, 1 de junho de 2009

Concursos Estaduais intitulados PEÃO, GURI FARROUPILHA e CIRANDA DAS PRENDAS?

São concursos que estimulam o conhecimento através do estudo. Nestes concursos os participantes estudam história, geografia, folclore, tradicionalismo e a cultura gaúcha.
Durante o evento, gaúchos de várias cidades se encontram e demonstram suas habilidades com o cavalo, na dança, na declamação e no artesanato em couro. A diferença entre peão e guri farroupilha é a faixa etária, são categorias diferentes.

Existem requisitos para se tornar um candidato: ser integrante de uma entidade filiada ao MTG (Movimento de tradições gaúchas), através de um CTG (Centro de Tradições gaúchas) ou DTG (departamento de tradições gaúchas), completar a idade estipulada para cada categoria até 30 de abril do ano do concurso, ou seja: peão: 17 anos e guri de 12 a 16 anos, ser solteiro, estar autorizado pelos pais, comprometer-se através de um termo de compromisso a exercer o cargo e as atividades de acordo com a categoria e possuir escolaridade mínima, o peão deve possuir o ensino médio e o guri deve possuir ou estar cursando a 5ª série do ensino fundamental.

Para saber maiores informações clique no link:
http://www.mtg.org.br/documentos/RegulamentoConcursoPeoes-72convencao.pdf e saiba mais sobre o Regulamento do Concurso de Peões.

No que se refere a CIRANDA DAS PRENDAS, o objetivo é o mesmo do concurso de Peão e Guri Farroupilha, o despertar do gosto pelas tradições e estimular nos jovens sua integração ao meio tradicionalista. Em relação às prendas, a escolha é anual, e entre as candidatas a eleição é feita dentre aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha; envolvendo as comunidades, principalmente as escolas, visando à divulgação dos princípios e ações do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
A Ciranda somente concorrerá candidata que satisfaça os seguintes
requisitos como representar uma Entidade de participação plena ou parcial filiada e em dia com suas obrigações com o MTG; ser solteira e sem filho(s); haver firmado termo de compromisso de bem exercer o cargo e as atividades sociais de representação e outras a ele inerentes; estar autorizada pelos pais ou responsáveis legais; ter idade, computada em 31 de maio do ano da Ciranda, na sua fase estadual:
a) mirim - entre 09 (nove) a 13 (treze) anos incompletos;
b) juvenil - entre 13 (treze) a 17 (dezessete) anos;
c) adulta - mínimo 18 (dezoito) anos.
Ter escolaridade mínima:
a) mirim - possuir ou estar cursando a 3ª. Série do ensino fundamental;
b) juvenil - possuir ou estar cursando a 6ª. Série do ensino fundamental;
c) adulta - possuir ou estar no curso de ensino médio.

A Ciranda se desenvolve em três categorias: Mirim, Juvenil e adulta.
Serão escolhidas, através da Ciranda, nas categorias, a 1ª, 2ª e a 3ª
Prendas, por ordem de classificação. Às vencedoras de cada categoria serão atribuídos os títulos de Prenda Mirim, Prenda Juvenil e Prenda, respectivamente.

Para saber mais informações acesse: http://www.mtg.org.br/documentos/RegulamentoConcursoPrendas-72convencao.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário